Serviços

Glossário

Assentos-quilômetro oferecidos (ASK): número de assentos disponíveis multiplicado pelos quilômetros voados.

Custo por ASK (CASK): custo operacional dividido pelo total de assentos-quilômetro oferecidos.

Custo por ASK ex-fuel (CASK ex-fuel): custo operacional dividido pelo total de assentos-quilômetro oferecidos excluindo despesas com combustível.

Custo da viagem (Trip cost): custo médio de cada voo calculado pela divisão do total dos custos operacionais pelo número total de partidas.

EBITDAR: lucro operacional antes de juros, impostos, depreciação, amortização e custos com leasing de aeronaves. Uma métrica usualmente utilizada no setor aéreo para medir a performance operacional.

Etapa média: número médio de quilômetros voados por voo.

Fator de conclusão: porcentagem de voos realizados.

Passageiros-quilômetro transportados (RPK): passageiros pagantes transportados em um quilômetro. O RPK é calculado ao multiplicar-se o número de passageiros pagantes pelos quilômetros voados.

Receita de passageiros por assentos-quilômetros oferecidos (PRASK): receita de passageiros dividida pelo total de assentos-quilômetro disponíveis (também calculado pela multiplicação do load factor pelo yield).

Receita operacional por assentos-quilômetro oferecidos (RASK): receita operacional dividida pelo total de assentos-quilômetro oferecidos.

Taxa de ocupação (Load factor): capacidade da aeronave utilizada em termos de assento (calculada pela divisão do RPK pelo ASK).

Taxa de Utilização da Aeronave: número médio de horas por dia em que a aeronave esteve em operação.

Yield: valor médio pago por um passageiro para voar um quilômetro. O yield é calculado com a divisão da receita de passageiro pelo total de assento-quilômetro ocupado (RPK).