Conselho de Administração
O Conselho de Administração é composto por, no mínimo, 5 (cinco) e, no máximo, 14 (quatorze) membros, nossos acionistas ou não, residentes no Brasil ou não, eleitos e destituíveis pela Assembleia Geral, a qual deverá indicar dentre eles 1 (um) Presidente do Conselho de Administração e 1 (um) Vice-Presidente do Conselho de Administração. Os membros do nosso Conselho de Administração são eleitos para um mandato unificado de 2 (dois) anos, sendo permitida reeleição. Não há um número máximo de mandatos estipulado e a duração média de mandato é de 8,4 anos. No mínimo 2 (dois) ou 20% (vinte por cento) dos membros do Conselho de Administração, o que for maior, deverão ser Conselheiros Independentes, conforme a definição do Regulamento do Nível 2, e expressamente declarados como tais na ata da Assembleia Geral que os eleger.
Nome | Cargo ocupado | ||
---|---|---|---|
David Gary Neeleman | Presidente do Conselho de Administração | ||
David Gary Neeleman, cidadão brasileiro e norte-americano, é fundador e Presidente do Conselho de Administração da Azul. Antes da fundação da Azul, David fundou a JetBlue Airways, onde ocupou a posição de Diretor-Presidente de 1998 a 2007, e a posição de Presidente do Conselho de Administração, de 2002 a 2008. A carreira do David no setor de companhias aéreas começou em 1984, quando ele co-fundou a Morris Air. Como Presidente da Morris Air, ele implementou o primeiro sistema de passagem eletrônica e de reservas a distância, sendo a base do sistema de call center da JetBlue Airways. David vendeu a Morris Air e levou consigo o sistema de passagem eletrônica para a Open Skies Incorporated. Posteriormente, ele vendeu a Open Skies Inc. para a Hewlett Packard, em 1999. David também foi o co-fundador da WestJet Airlines e foi membro da sua diretoria entre 1996 e 1999. Atualmente, David também atua como CEO e Presidente do Conselho de Administração da Breeze AirwaysTM, bem como membro do Conselho de Administração da Lilium N.V., desde setembro de 2021. |
|||
Carolyn Luther Trabuco | Conselheiro Independente | ||
Carolyn Luther Trabuco é membro independente do nosso Conselho de Administração desde 10 de março de 2008. Carolyn é Diretora Financeira da Inclusively, uma start-up de inclusão profissional centrada em tecnologia, que conecta pessoas com deficiência, pessoas com deficiência intelectual e pessoas com doenças crônicas a oportunidades de emprego. Ela é fundadora do Thistledown Advisory Group LLC., que presta consultoria a empresas com foco em oportunidades disruptivas, de alto crescimento do setor, criadas por iniciativas de ESG e por demandas de investimento impulsionadas pela sustentabilidade. Antes de fundar a Thistledown, ela foi gerente de portfólio e consultora sênior da Phibro Energy Trading LLC., sendo responsável por investimentos em recursos globais e ações de energia. Antes disso, Carolyn foi gerente de portfólio e analista sênior de Equity Research na Pequot Capital Management, onde estruturou investimentos globais em metais, mineração, aço, assim como investimentos no Brasil. Carolyn começou sua carreira na área de investimentos em Equity Research na Fidelity Investments, e mais tarde nas empresas Lehman Brothers, Montgomery Securities e First Union Capital Markets, em Wall Street. Ela trabalha no setor de serviços financeiros há mais de 20 anos e tem atuado na Azul desde a sua fundação, em 2008. Carolyn é bacharel em História da Arte pela Georgetown University e mestre em Administração Pública (MPA) pela Sacred Heart University. |
|||
Daniella Marques Consentino | Conselheiro Independente | ||
Daniella Marques Consentino é Membro Independente do Conselho de Administração da Companhia desde outubro de 2023. A Sra. Daniella possui mais de 17 anos de atuação no mercado financeiro e na área de asset management, presidente do Conselho e sócia responsável pela área de Business Solutions da Legend Capital. A Sra. Daniella também é membro do Conselho Estratégico da Astra Payments, e sócia da Gaya Advisors onde atua como mentora e palestrante de temas focados na inclusão e na promoção financeira de mulheres. A Sra. Daniella ocupou o cargo de Presidente da Caixa Econômica Federal, maior banco em ativos do Brasil – superando 1 trilhão de Reais, com cerca de 90 mil colaboradores. Ela atuou diretamente na estruturação e na condução de programas de empreendedorismo feminino e de orientação financeira às mulheres por meio dos programas “Caixa pra Elas” e “Brasil pra Elas”, atingindo mais de 30 milhões de mulheres. A Sra. Daniella também foi sócia-fundadora e COO da Crescera Capital, e chefiou a Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do Ministério da Economia, atuando em projetos de alta relevância, como a Reforma da Previdência, o marco do Saneamento e as medidas de enfrentamento da COVID-19. Atuou como Secretária Especial de Produtividade e Competitividade, liderando a retomada do programa Crédito Brasil Empreendedor, a redução do IPI e o Monitor de Investimentos. Foi Presidente do Conselho de Administração da Elo Serviços S.A. – Elo Cartões e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, além de membro do Conselho de Administração da CNP Seguros Holding Brasil S.A., dentre outros cargos de liderança. A Sra. Daniella possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ, e possui MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais – IBMEC. |
|||
Décio Luiz Chieppe | Conselheiro Independente | ||
Décio Luiz Chieppe é membro independente do nosso Conselho de Administração desde 15 de agosto de 2012. É também Vice-Presidente de Inovação e Finanças no Grupo Águia Branca e membro do Conselho de Administração da VIX Logística S.A.. Ao longo de sua carreira, ocupou posições de liderança em todas as empresas do Grupo Águia Branca, incluindo o atual cargo, desde 1993, e de Diretor-Presidente de algumas companhias do Grupo Águia Branca, de 1978 a 1993. Decio é formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Espírito Santo e possui Mestrado Executivo em Finanças pelo IBMEC. Concluiu o programa executivo de habilidades, ferramentas e competências (executive skills, tools and competencies program – STC) da J.L. Kellogg Graduate School of Management e o PGA (Programa de Gestão Avançada) no INSEAD – The Business School For the World. |
|||
Gilberto de Almeida Peralta | Conselheiro Independente | ||
Gilberto de Almeida Peralta é membro independente do nosso Conselho de Administração desde 24 de agosto de 2018. Com mais de 40 anos de experiência no setor de aviação, Gilberto atuou em várias posições de liderança no conglomerado global da General Electric (GE), incluindo os cargos de Diretor-Presidente da GE Brasil, de Gerente Geral da GE Capital Aviation Services na América Latina e Caribe, tendo ocupado também o cargo de Vice-Presidente da GE Aviation na França, onde liderou a área de aeronaves da Airbus. Gilberto possui bacharelado em Engenharia Civil e Mecânica pela Universidade Católica de Petrópolis, e atualmente também atua como Presidente do Conselho de Administração da Helibras – Helicópteros do Brasil S.A., subsidiária do Grupo Airbus, e como conselheiro independente da Ascensus Group. |
|||
Patrick Wayne Quayle | Conselheiro Independente | ||
Patrick Wayne Quayle é membro independente do nosso Conselho de Administração desde 29 de abril de 2021. Patrick traz mais de 15 anos de experiência em malha aérea, frota e planejamento corporativo, por meio de diversos cargos ocupados na United Airlines, American Airlines e Continental Airlines. Patrick é atualmente Vice-Presidente Sênior de Malha Internacional e Alianças na United Airlines, onde é responsável pelo portfólio de rotas internacionais estimado em 20 bilhões de dólares, assim como pela estratégia de frota corporativa. Ele liderou o lançamento de mais de 70 novas rotas internacionais para mais de 15 novos destinos, e dirigiu o design e configuração interior de mais de 1.000 aeronaves. Patrick recebeu seu Bacharelado em Ciências Políticas pela Rice University, seu MBA pela University of Bath e foi nomeado para o Crain’s Chicago Business 40 Under 40. |
|||
José Mario Caprioli dos Santos | Conselheiro Independente | ||
José Mário Caprioli dos Santos é membro do nosso Conselho de Administração, tendo sido Diretor Vice-Presidente de Relações Institucionais da Companhia de 18 de fevereiro de 2014 a 09 de março de 2020, e Diretor de Operações de 15 de agosto de 2012 a 18 de fevereiro de 2014. José Mário foi fundador da TRIP, onde atuou como Diretor-Presidente de 1998 a 2013. Formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, especializou-se em transportes públicos na Universidade de Campinas e em mercado de capitais na Columbia University. Atualmente, também atua como membro independente do Conselho de Administração de mais quatro empresas. |
|||
Michael Paul Lazarus | Conselheiro Independente | ||
Michael Paul Lazarus é membro independente do nosso Conselho de Administração desde 20 de fevereiro de 2013. Foi um dos cofundadores, em 1991, da Weston Presidio Capital, uma empresa de private equity com foco em empresas em crescimento, e atualmente atua como um de seus Sócios Gerentes. Também atua como sócio fundador da Main Post Partners, um fundo de investimento de São Francisco. Antes da criação da Weston Presidio Capital, atuou como Diretor-Geral e Diretor do Departamento de Colocação Privada da Montgomery Securities. Anteriormente, foi presidente fundador da JetBlue Airways e atuou no Conselho de Administração dessa empresa aérea, bem como nos Conselhos de Administração da Restoration Hardware, Morris Air, Guitar Center, da Fender Musical Instruments Corp., Integro e Jimmy John’s LLC. e em diversas outras empresas privadas. Michael se formou em Contabilidade pelo Grove City College e é contador público certificado nos Estados Unidos. |
|||
Renan Chieppe | Conselheiro Independente | ||
Renan Chieppe é membro independente do nosso Conselho de Administração desde 15 de agosto de 2012. Presidente do Grupo Águia Branca, Vice-Presidente do Grupo – Divisão Passageiros e membro do Conselho de Administração da Vix Logística, ele é também o atual presidente da Fetransportes (Federação das Empresas de Transportes no Estado do Espírito Santo) e ex-presidente da Abrati (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros. É formado em Administração de Empresas e possui Especialização em Gestão Avançada na Fundação Dom Cabral. |
|||
Sérgio Eraldo de Salles Pinto | Conselheiro Independente | ||
Sérgio Eraldo de Salles Pinto é membro independente do nosso Conselho de Administração desde 10 de março de 2008. Sergio é Diretor-Presidente do Grupo Bozano e atualmente também atua como membro externo do Comitê de Auditoria, Risco e Ética da Embraer, membro de Comitês de Investimento da Crescera Capital, CEO da Legend Capital e membro representante do Comitê de Acionistas do Conglomerado Alfa. Além dos cargos atualmente ocupados, atuou como membro do Conselho de Administração de grandes companhias, como Netpoints, Embraer, Votorantim S.A. e Votorantim Finanças, tendo atuado também como diretor do Banco Bozano, Simonsen S.A., e ocupado o cargo de presidente do Bozano Simonsen Securities de Londres. Sergio é formado em Economia e Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília e possui mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, e mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. |
|||
Peter Allan Otto Seligmann | Conselheiro Independente | ||
Peter Allan Otto Seligmann é membro independente do nosso Conselho de Administração desde 29 de abril de 2021. Ele é CEO e cofundador da Nia Tero, uma joint venture da Emerson Collective, da MacArthur Foundation, da Mulago Foundation e da Conservation International. Nia Tero trabalha ao lado de povos indígenas e junto a comunidades locais para garantir seus direitos, culturas e bem-estar por meio de acordos que asseguram a vitalidade de seus oceanos e terras. Peter também é Presidente do Conselho de Administração e ex-CEO da Conservation International (CI), uma organização global sem fins lucrativos que ele cofundou em 1987. Sob a liderança de Peter, a CI surgiu como uma das organizações de conservação mais impactantes do mundo. A CI, atuando em mais de 40 países, se tornou uma líder de ponta na valorização e cuidado sustentável da natureza para o bem-estar das pessoas. Por quase 40 anos, Peter tem sido uma voz influente e inspiradora na área da conservação. Ele trabalha em parceria com governos, comunidades e empresas para encontrar soluções inovadoras e pragmáticas para garantir a sustentabilidade de nossos recursos naturais. Peter é Diretor da First Eagle Holdings, Inc., e também é membro do Council on Foreign Relations (CFR). Atua no conselho consultivo da BDT & Company, e também nos conselhos da Mulago Foundation, Lafayette Square, Only One e Glassybaby. No ano de 2000, Peter foi nomeado pelo então presidente americano, Bill Clinton, para o Enterprise for the Americas Board. Peter possui mestrado em Ciências Florestais e Ambientais pela Yale University e bacharelado em Ecologia da Vida Selvagem pela Rutgers University, além de doutorado honorário em ciências pela Michigan State University e Rutgers University. |
|||
Renata Faber Rocha Ribeiro | Conselheiro Independente | ||
Renata Faber Rocha Ribeiro é membro independente do Comitê de Auditoria Estatutário da Companhia desde 08 de dezembro de 2022. Renata é formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, e atua no Grupo BTG Pactual desde agosto de 2020, onde ocupa o cargo de Diretora de ESG da Revista Exame. Antes disso, Renata acumulou mais de 15 anos de experiência em Equity Research no Itaú BBA, nos setores de transportes, logística e bens de capital, sendo reconhecida pelo ranking da revista Institutional Investor como uma das melhores analistas da América Latina desses setores, entre os anos de 2005 e 2017. Renata também estudou Liderança em Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa na London Business School, e vem atuando ativamente em diversas parcerias e projetos voltados para o avanço da agenda de sustentabilidade. |
Diretoria Estatutária
A Diretoria é composta por, no mínimo, 2 (dois) e, no máximo, 7 (sete) membros, acionistas ou não, todos residentes no Brasil, eleitos pelo Conselho de Administração, sendo necessariamente 1 (um) Diretor Presidente, 1 (um) Diretor Vice-Presidente Financeiro, 1 (um) Diretor de Relações com Investidores e até 4 (quatro) Diretores, com ou sem designação específica, sendo permitida a cumulação de cargos. Os Diretores serão eleitos para um mandato de 2 (dois) anos, permitida a reeleição.
Compete à Diretoria a representação da Companhia, a administração dos negócios sociais em geral e a prática, para tanto, de todos os atos necessários ou convenientes, ressalvados aqueles para os quais seja por lei ou pelo nosso Estatuto Social atribuída competência à Assembleia Geral ou ao Conselho de Administração. No exercício de suas funções, os Diretores poderão realizar todas as operações e praticar todos os atos necessários à consecução dos objetivos de seu cargo, observadas as disposições do nosso Estatuto Social quanto à forma de representação, à alçada para a prática de determinados atos, e a orientação geral dos negócios estabelecida pelo Conselho de Administração, incluindo deliberar sobre e aprovar a aplicação de recursos, transigir, renunciar, ceder direitos, confessar dívidas, fazer acordos, firmar compromissos, contrair obrigações, celebrar contratos, adquirir, alienar e onerar bens móveis e imóveis, prestar caução, avais e fianças, emitir, endossar, caucionar, descontar, sacar e avalizar títulos em geral, abrir, movimentar e encerrar contas em estabelecimentos de crédito, que também poderão ser realizados por procurador devidamente constituído, observadas as restrições legais e aquelas estabelecidas em nosso Estatuto Social.
Nome | Cargo ocupado | ||
---|---|---|---|
John Peter Rodgerson | Diretor-Presidente | ||
John Peter Rodgerson é o nosso Diretor‐Presidente desde 24 de julho de 2017. Antes de ocupar essa posição, o Sr. John foi o nosso Diretor Vice‐Presidente Financeiro e de Relações com Investidores, responsável pelas áreas de Planejamento e Análise Financeira, Tesouraria e Contabilidade da Companhia. O Sr. John trabalhou com o nosso fundador, Sr. David Neeleman, no plano de negócios original para a criação da Companhia, sendo também um de nossos fundadores. Ele ocupou o cargo de Diretor‐Presidente da subsidiária operacional da Companhia, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A., entre agosto de 2019 e outubro de 2022. O Sr. John atuou, ainda, como Diretor de Planejamento e Análise Financeira na JetBlue Airways entre 2003 e 2008. Anteriormente, trabalhou para a IBM Global Services, entre 2001 e 2003. Possui graduação em Finanças pela Brigham Young University. |
|||
Alexandre Wagner Malfitani | Diretor Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores | ||
Alexandre Wagner Malfitani é nosso Vice‐Presidente Financeiro e Diretor de Relações com Investidores desde julho de 2017. Antes disso, foi head do programa de fidelidade TudoAzul e Diretor de Finanças e Tesouraria da Companhia. O Sr. Alexandre juntou‐se à Companhia no ano de 2008, como parte do nosso time fundador. Antes disso, trabalhou na United Airlines, em Chicago, Estados Unidos, como Diretor‐Geral de Tesouraria, dentre outras posições de liderança. Também trabalhou ao longo de cinco anos no setor financeiro, como Gestor de Fundos no Deutsche Bank, assim como trader da Credit Agricole Indosuez Wealth Management. O Sr. Alexandre possui MBA com honras da Kellogg School of Management, graduação em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e certificação CFA® (Chartered Financial Analyst). |
|||
Antônio Flávio Torres Martins Costa | Diretor Vice-Presidente Técnico | ||
Antônio Flávio Torres Martins Costa é o Vice‐Presidente Técnico da Companhia desde março de 2020. Sr. Flávio juntou‐se à Companhia em 2008, como parte do time fundador, sendo responsável pela certificação inicial da nossa subsidiária operacional Azul Linhas Aéreas 3/11 Brasileiras S.A. junto à ANAC. Ocupou o cargo de Diretor de Logística da Azul, com a missão de estruturar e consolidar as áreas de infraestrutura de aeroportos e de compras não-aeronáuticas, além de desenvolver a Azul Cargo. Desde maio de 2012, atua como Vice‐ Presidente Técnico da nossa subsidiária operacional Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A., sendo também o Diretor‐Presidente da Azul Conecta Ltda., subsidiária dedicada à aviação sub-regional, desde maio de 2020. Com quase meio século de experiência no setor de aviação, atuou como Diretor Técnico Operacional na Pluna S.A., na Varig, e na Ocean Air. É formado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Nuno Lisboa, com MBA em Logística Empresarial e MBA em Novos Negócios e Tecnologia da Informação pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Atualmente, o Sr. Flávio também é Mestrando em Suprimentos e Logística pela Pontifícia Universidade Católica (PUC‐RJ). |
|||
Abhi Manoj Shah | Diretor Vice-Presidente de Receitas | ||
Abhi Manoj Shah é nosso Diretor Vice‐Presidente de Receitas desde 05 de setembro de 2014, e um dos membros fundadores da Companhia. Antes de compor o nosso time, trabalhou na JetBlue Airlines de 2004 a 2008, assim como na Boeing, de 2000 a 2004. O Sr. Abhi foi eleito em 05 de outubro de 2022 ao cargo de Diretor‐Presidente da nossa subsidiária operacional Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A. Além disso, ele atua como Diretor‐Presidente da nossa subsidiária ATS Viagens e Turismo Ltda. desde julho de 2017. É formado em engenharia aeroespacial na universidade do Texas e tem mestrado na mesma área pela Universidade de Washington. |