Relações com Investidores
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Perguntas e Respostas

1) Onde são negociadas as ações da Azul?

As ações preferenciais da Azul estão registradas para negociação na B3 sob o código “AZUL4”, admitidas à negociação no nível 2 de governança corporativa. As ações da Azul também são negociadas nos Estados Unidos, na Bolsa de Nova Iorque (NYSE), sob o formato de ADRs, sob o código “AZUL”.

2) Como investir em ações da Azul?

Incialmente sugerimos que você estude o assunto no site da B3, que disponibiliza cursos básicos sobre o Mercado de Ações. O próximo passo é procurar uma Corretora de Valores, que realizam as ordens de compra e venda na B3, e também poder disponibilizar profissionais voltados à análise de mercado, de setores e de companhias, que podem fornecer informações que podem auxiliar na sua tomada de decisão de investimentos. Você também pode negociar ações diretamente via Home Broker, para isso, é necessário que você seja cliente de uma corretora da B3 que disponha desse sistema, o qual permite a negociação de ações via Internet.

3) Qual é o custodiante das ações da Azul?

Custódia é a guarda de títulos, valores mobiliários e ativos financeiros, como ações, por exemplo. O custodiante registra as ações em nome de quem as comprou, garantindo a sua propriedade. As ações da Azul estão custodiadas no Banco Itaú.

4) Qual é o lote-padrão da Azul?

Geralmente, as ações são negociadas de acordo com um lote-padrão, em quantidades pré-fixadas pela bolsa de valores. No caso da Azul, o lote-padrão é de 100 ações. Existe, porém, a possibilidade de negociar um número de ações menor do que o lote padrão, no chamado mercado fracionário, onde os códigos das ações da Azul são AZUL4F.

5) Como saber a minha posição acionária?

Os acionistas que compraram ações através de uma corretora de valores, devem consultar sua posição junto à instituição através da qual os investimentos foram realizados.

O Banco Itaú, que é o banco custodiante das ações da Azul, remete ao endereço do acionista o extrato de sua posição acionária para fins de declaração de Imposto de Renda. Por isso, é fundamental que o acionista atualize seu endereço em qualquer agência do Itaú.

6) Como posso alterar o meu endereço para correspondências referentes às minhas ações?

Os dados cadastrais devem ser atualizados junto ao Itaú, instituição depositária das ações da Azul. Para tanto, basta procurar qualquer agência do Banco Itaú, com posse de seus documentos pessoais.

Os acionistas que compraram ações através de uma corretora de valores, devem atualizar seus dados junto à instituição através da qual os investimentos foram realizados.

7) Quais são os direitos das ações preferenciais da Azul?

De acordo com o artigo 5º do nosso Estatuto, as ações preferenciais conferem aos seus titulares o direito a voto restrito exclusivamente às seguintes matérias:

(a) transformação, incorporação, fusão ou cisão da Companhia;

(b) aprovação de contratos entre a Companhia e o Acionista Controlador, diretamente ou por meio de terceiros, assim como de outras sociedades nas quais o Acionista Controlador tenha interesse, sempre que, por força de disposição legal ou estatutária, sejam deliberados em Assembleia Geral;

(c) avaliação de bens destinados à integralização de aumento de capital da Companhia;

(d) escolha de instituição ou empresa especializada para determinação do Valor Econômico da Companhia, conforme Artigo 46, parágrafo único, de nosso Estatuto Social;

(e) alteração ou revogação de dispositivos do nosso Estatuto Social que alterem ou modifiquem quaisquer das exigências previstas no item 4.1 do Regulamento do Nível 2, ressalvado que esse direito a voto prevalecerá enquanto estiver em vigor o Contrato de Participação no Nível 2 de Governança Corporativa (conforme definido no Regulamento do Nível 2);

(f) as hipóteses indicadas no Código CAF;

(g) alteração ou revogação de dispositivos do nosso Estatuto Social que alterem ou modifiquem quaisquer das exigências previstas no parágrafo nono, bem como nos parágrafos décimo a décimo segundo do artigo 5º e nos artigos 12 a 14 de nosso Estatuto;

(h) a remuneração global dos administradores da Companhia; e

(i) alteração ou revogação de dispositivos do nosso Estatuto Social que alterem ou modifiquem quaisquer das exigências previstas no parágrafo segundo do artigo 15 e nos artigos 29 a 32.

8) Qual a política de dividendos da Azul?

A Azul possui dividendos mínimos obrigatórios correspondentes a 0,1% (zero vírgula um por cento) do saldo do lucro líquido. Quaisquer prejuízos acumulados e reservas de imposto de renda e contribuição social sobre o lucro líquido deverão ser deduzidos dos resultados do exercício social, antes do pagamento de qualquer participação.

9) O que é um ADR?

American Depositary Receipt (ADR) é um certificado, emitido por bancos norte-americanos, que representa ações de uma empresa fora dos Estados Unidos. Muitas empresas brasileiras têm suas ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE) através deste instrumento. A empresa ganha visibilidade no mercado internacional e pode ter maior facilidade em captar recursos no exterior, através de empréstimo ou mesmo de emissão de novas ações.

As ADRs da Azul são negociadas na Bolsa de Nova Iorque com o código AZUL.

10) O que é relação ADR/ação (ADR-ratio) e qual a da Azul?

ADR-ratio é o número de ações representadas por uma única ADR. No caso das ADRs da Azul, este quociente é de 1 para 3 (um ADR é representado por três ações preferenciais).

11) Quem é o banco depositário das ADRs da Azul?

O depositário do programa de ADRs da Azul na NYSE é o Citi. Como depositário, o Citi é quem emite a ADR, mantém o registro dos proprietários e registra as negociações e distribui os dividendos em dólares aos titulares das ADRs, em caso de distribuição.

12) Como é a estrutura de capital da Azul?

A estrutura de capital da Azul pode ser encontrada neste link.

13) Como e onde a Azul divulga suas informações?

Todos os fatos relevantes, releases de resultado, demonstrações financeiras anuais e trimestrais, apresentações e demais comunicados ao mercado da Azul são divulgados de maneira simultânea na CVM/B3 e no site de relações com investidores da Companhia (www.voeazul.com.br/ri), além de também serem enviados por e-mail às pessoas que se cadastram para receber tais informações. As demonstrações financeiras completas são publicadas anualmente nos jornais Folha de São Paulo e Diário Oficial do Estado de São Paulo. Outras informações sobre a Companhia também podem ser obtidas nos sites da Bolsa de Valores de São Paulo (www.b3.com.br) e Comissão de Valores Mobiliários (www.cvm.gov.br).

14) Como posso contatar a área de relações com investidores da Azul?

O contato da área de relações com investidores da Azul pode ser encontrado neste link.

Os e-mails enviados à área de RI serão respondidos num prazo de até 24 horas (em dias úteis).

Quaisquer questões não relacionadas a analistas e investidores devem ser encaminhadas para o Call Center da Azul em 4003-1118 (Capitais e regiões metropolitanas) e/ou 0800 887 1118 (Demais localidades).

15) Por que a Azul utiliza EBITDA?

O EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization), sigla em inglês para denominar o lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização, é uma medida não contábil, sendo um indicador financeiro utilizado para avaliar o resultado de uma companhia sem a influência de sua estrutura de capital, de efeitos tributários, flutuações de taxas de juros e outros impactos sem reflexo direto no nosso fluxo de caixa.

Utilizamos o EBITDA como indicador gerencial (não contábil), pois acreditamos ser uma medida prática para medir nosso desempenho operacional, facilitando a comparabilidade da nossa estrutura atual ao longo dos anos.

16) Como obtenho o informe de rendimento?

Para o exercício de 2024 – Banco Itaú:

As correspondências dos investidores, sobre o serviço de escrituração, estão totalmente disponíveis de forma digital.

As informações sobre posição e extrato de movimentação referente aos Ativos em custódia escritural do Itaú estão disponíveis no Portal de Correspondências Digitais.

– Informes de rendimentos

  • Para correntista, estará disponível no bankline por meio da rota:

• Diretamente pelo site www.itau.com.br, no menu Conta Corrente > Declaração do Imposto de Renda > Informe de Rendimentos Acionistas.
• Uniclass: diretamente pelo site www.itau.com.br, na lupa inserir IR – informar token de acesso, selecionar o ano.
• Não correntista, no Portal de Correspondências Digitais.

  • O que é o Portal do Correspondências digitais:

É uma plataforma na qual os clientes Itaú podem visualizar, guardar, imprimir e enviar por e-mail suas correspondências de forma digital.

Facilite a consulta realizando o cadastro prévio na plataforma, por meio da rota:

Para se cadastrar e realizar o primeiro acesso, basta seguir os seguintes passos:

1 – Acesse www.correspondenciasdigitais.com.br  e clique em “primeiro acesso”;

2 – Digite seu CPF e data de nascimento (Pessoa Física) ou CNPJ e data de fundação (Pessoa Jurídica);

3 – Escolha a opção para verificar a sua identidade (número de telefone ou e-mail). Caso não encontre seu número de telefone e e-mail, ligue para 0800 720 5299 (Central de Atendimento disponível exclusivamente no período de declaração de Informes de Rendimentos) ou na Central de Atendimento ao Investidor pelos telefones 3003 9285 (capitais e regiões metropolitanas) / 0800 720 9285 (demais localidades, em dias úteis) das 9h às 18h;

4 – Digite o código recebido por e-mail e/ou telefone e crie a sua senha pessoal;

5 – Pronto! Agora basta entrar com seu CPF/CNPJ e nova senha cadastrada para acessar os seus documentos. Os Informes de Rendimentos estarão disponíveis em “meus informes” – pasta “2025”.

Caso tenha esquecido a sua senha, siga a rota abaixo:

1 – Clique em “esqueci a senha”;

2 – Digite seu CPF e data de nascimento (Pessoa Física) ou CNPJ e data de fundação (Pessoa Jurídica);

3 – Digite o texto da imagem de segurança e clique em “próximo”;

4 – Escolha a opção para verificar a sua identidade (número de telefone ou e-mail);

5 – Digite o código token recebido por e-mail e/ou telefone e crie a sua senha pessoal;

6 – Crie uma senha, que deve possuir no mínimo 8 (oito) caracteres contendo números e letras;

7 – Ao finalizar, será direcionado para a tela inicial de acesso.

  • Contatos com o Itaú:

0800 720 5299 – Central de Atendimento exclusiva para o período de declaração de Informes de Rendimentos;

(11) 3003 9285 (WhatsApp) – Para consulta de status de processo, seg. a sex das 09h às 18h, e Assistente Virtual 24 Horas;

3003 9285 (Capitais e Regiões Metropolitanas);

0800 720 9285 (Demais localidades).

Central de atendimento – Em dias úteis, das 8h às 20h.

– 4004 6648 (capitais e regiões metropolitanas)

– 0800 728 6648 (demais localidades)

– 11 3321 5200 (exterior)

  • SAC: Informações, solicitações, insatisfações, cancelamentos, sugestões e elogios.

Todos os dias da semana, 24h por dia.
Todas as localidades: 0800 728 0728.

Última atualização: abril 14, 2025